educação profissional
formando jovens para o futuro do trabalho
O programa Educação Profissional da Fundação Tênis oferece uma formação técnica e profissional completa, preparando jovens para os desafios do mercado de trabalho com uma abordagem focada no desenvolvimento social, emocional, digital e técnico.
+
0
jovens enviados para o mercado de trabalho
+
0
alunos em desenvolvimento
+
0
empresas
parceiras
como funciona
Nossa metodologia combina desenvolvimento ágil, gestão de projetos e resolução de problemas reais.
Utilizamos as modalidades:
- 3x2
3 dias na empresa e 2 na Fundação
- 4x1
4 dias na empresa e 1 na Fundação
- On-line
4 dias na empresa e 1 online na Fundação
projetos ágeis
Os jovens são organizados em equipes para simular ambientes corporativos, aprendendo a lidar com prazos e entregas reais.
portfólio e mentorias
No segundo ano, os alunos constroem seu portfólio e recebem mentorias individuais para desenvolver suas habilidades e currículos.
ensino ativo
Utilizamos plataformas digitais, sempre com uma abordagem ativa e centrada no aluno, onde ele é protagonista de sua formação.
o objetivo da educação profissional
Conectamos jovens às empresas com qualificação de excelência, garantindo que estejam preparados para atuar em diversos setores do mercado. Nosso objetivo é oferecer uma formação integral nas quatro áreas principais:
inglês
tecnologia
negócios
humanidades
Carga horária total de 1900 horas e 2 anos de formação, sendo 20h semanais.
Ambiente inovador, localizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre - RS.
Acompanhamento psicossocial e avaliações constantes em parceria com as empresas.
os cursos do programa
jovem aprendiz
Todos os cursos do Programa de Educação Profissional possuem como premissa a capacitação dos jovens para que atuem no mundo do trabalho, compreendam as configurações de emprego, perfil profissional e cultura organizacional. Isto acontece através de atividades introdutórias, básicas, específicas e módulos de elevação de competências, ao longo de todo o período de formação.
O mundo dos aplicativos, sistemas e softwares sofreu grandes mudanças ao longo dos anos, assim como as próprias linguagens de programação. As equipes de trabalho estão cada vez mais diversificadas e os times remotos são uma realidade. Problemas complexos precisam ser resolvidos por meio da tecnologia e as entregas necessitam ser rápidas. Desenvolver um aplicativo vai muito além de um agrupamentos de comandos computacionais. Envolve uma série de conhecimentos técnicos e, acima de tudo, trabalho colaborativo, ágil e efetivo. Empresa e cliente devem trabalhar em sinergia para que o produto final atenda as reais necessidades de mercado.
O que o jovem aprenderá?
O que é desenvolvimento de software; como programar; conceito de Scrum; conceito de Squad; conceito de métodos ágeis; papéis de times ágeis; equipes de alto desempenho; Ux Designer; design de interação; desenvolvimento de projetos; conceito de protótipo; mockups; usabilidade de software; conceito de nuvem.
Ao término do curso o jovem estará apto a:
Desenvolver software em nível introdutório nas linguagens Python/JAVA; utilizar ação de metodologias ágeis em variados contextos; participar de projetos em times ágeis.
A Era da informação e do BIG DATA estão definindo o futuro da sociedade. Nunca, desde o surgimento da humanidade, produziu-se tanto conteúdo como nos tempos atuais. O mundo corporativo está passando por tais desafios. Como atuar de forma estratégica através de dados e informações? Como atuar de forma inteligente por meio da geração de indicadores? A cultura analítica é capaz de gerar valor? Hoje, quem tem a informação e sabe como utilizar, tem o que é necessário.
O que o jovem aprenderá?
Conceito de dados; o que é big data e inteligência artificial; como aplicar ciência de dados no negócio; como fazer levantamento de requisitos para projeto de dados; processo de análise de dados; ambientes de desenvolvimento; análise exploratória; aplicação de algoritmos e machine learning; visualização dos dados; dashboards e uso do BI; construção de API.
Ao término do curso o jovem estará apto a:
Utilizar estrutura de dados, desenvolver cultura analítica, desenvolver software em nível introdutório, utilizar softwares de tratamento de dados como BI.
depoimentos
Conheça as histórias inspiradoras dos jovens que já foram alunos da Fundação Tênis e como suas vidas foram transformadas pelo esporte e educação.
Victor Kauã
10 anos na Fundação Tênis
Kadija Shnaia
Jovem aprendiz da Fundação Tênis
sobre o programa
incubadora jovem
Integramos os jovens em espaços diferenciados e conectados a ecossistemas de inovação para que vivam novas experiências. Desenvolvendo, ao longo do percurso, a construção de conhecimento nos eixos de humanidades, tecnologia, negócios e inglês.
Ao longo do percurso, cada jovem passa por processo de acompanhamento com equipe multidisciplinar de psicólogos e assistentes sociais. Encaminhamos, através de mentorias, todos os jovens para que construam seus projetos de vida e profissionais e sejam projetados a empresas parceiras.